sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

José Cid - Uma marca nacional...



Para quem gosta - http://www.myspace.com/josecidspace - é possivel ouvir todos os sucessos de José Cid ... muito bom.
Iniciou a sua carreira em 1956, com a fundação de Os Babies, agrupamento musical especializado na interpretação de músicas de outras bandas.

A fama chegou-lhe inicialmente através da sua participação como teclista e vocalista no conjunto Quarteto 1111, no qual obteve grande êxito com a canção A lenda de El-Rei D.Sebastião, em 1967, inovadora para a época.

Em 1971, José Cid lançou o seu primeiro disco a solo. Nessa época, foram também editados os EPs Lisboa perto e longe e História verdadeira de Natal.

Uma das suas composições mais conhecidas, "Ontem, Hoje e Amanhã", recebeu um dos prémios de "composição notável" no Festival Yamaha de Tóquio, em 1975, certame a que já concorrera em 1971, com "Ficou para tia".

No início dos anos 90, José Cid causou alguma polémica ao posar nu para uma revista de acontecimentos sociais...

Em 2000, editou o livro Tantos anos de poesia.

Em 2006 foi um ano de grande sucesso para José Cid que reapareceu em grande, para espanto de muitos que já haviam vaticinado o final da sua carreira.

O concerto foi gravado, e editado em DVD e CD tendo sido um sucesso e ocupado o TOP de vendas durante muitas semanas. Em 2008 confirmando a reafirmação de carreira foram inumeras as actuações em Espectáculos televisivos, programas de Rádio e Concertos de Norte a Sul do país.

José Cid assume-se como monárquico e anarquista. Vive em Mogofores, passando também longas temporadas na sua Chamusca natal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo post, deste eu também gosto.